quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Eu não sou o homem de ferro!


Tive uma infância embalada pelo bordão: “Homem com homem, mulher com mulher”! Todos, na época, pareciam partir do princípio que homens, ainda que meninos, poderiam deixar marcas indeléveis, ensinar o que não presta, adiantar etapas, passar ensinamentos que elas só deveriam saber na fase adulta . Éramos divididos em duas tribos e, quando chegávamos à idade adulta precisávamos nos entender, namorar, casar e, de preferência, constituir uma família feliz.
Hoje em dia em nossas crianças a vontade própria impera mais cedo. A vida flui mais fácil quando fica tudo junto e misturado, sem barreiras para aprender e conhecer.  Acho que isso facilitou bastante e esta geração construída sem linhas divisórias vai, com certeza, se relacionar com mais facilidade, mais acertos. Essa de meninos sabidos, meninas indefesas sempre só existiu na cabeça dos nossos pais. Éramos apenas crianças e tudo que  queríamos era uma parceira para brincar.Na minha adolescência, pensava que só o fato de sermos de sexo diferente já seria praticamente impossível combinar. Sou hétero e por isso mesmo, acreditava que seria difícil. Via o relacionamento fadado ao fracasso pelo simples fato de um ser homem e outro mulher. Não sabia muito bem o que agradava, o que conversar. Só agora, na idade da razão, percebo que não existe tanta diferença assim. Afinal, antes de tudo, somos todos seres  de uma mesma espécie. E quanto mais conheço as mulheres mais aprendo 
 com elas e sabe por quê? Porque senão for assim não vale apena relacionar. Para isso somos feitos: meninos e meninas, homens e mulheres, seres humanos. Descobri como pode ser forte uma mulher e que homem chora sim! Quantas vezes quiser! Nâo jogo mais minhas fragilidades para debaixo do tapete, afinal não sou o homem de ferro!!!
Alberto Sion

11 comentários:

  1. Não ser um homem ou uma mulher de ferro é muito bom. Poder chorar quando se está triste e rir quando se está feliz é privilégio do ser humano, independentemente do sexo, credo ou raça.

    L.B.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui um homem de ferro. As vezes até tentei ser, mas enferrujo todas as vezes. Eu na verdade tenho pena de homens de ferro, pois imagino o quanto é duro ser assim.

    ResponderExcluir
  3. Ter sentimentos e demonstrá-los faz parte do ser humano. Chorar é tão bom quanto rir e faz com que possamos levar a vida a cada dia de uma forma melhor.
    Um beijo e seja bem-vindo!
    Quanto a mim, sigo-te.

    ResponderExcluir
  4. "Descobri como pode ser forte uma mulher e que homem chora sim! Quantas vezes quiser! Nâo jogo mais minhas fragilidades para debaixo do tapete, afinal não sou o homem de ferro"!!!
    (Alberto Sion)

    Olha, o teu desabafo é belíssimo, forte e verídico e eu aplaudo!
    O parágrafo de cima, valeu por todo o texto,
    o que levaste abrir uma janela minha do passado em lembranças que na época, como criança, ficava sem entender quando ouvia um pai machista dizer: Homem não chorar!
    Saia eu com aquele pensamento inocente na mente a pensar: Por que, por que? E quantos não mais ouvir e quantos não busquei entender. Na adolescência, homens chorando eu vi e achei bonito, mesmo sem compreender porque...
    Quando mocinha adulta, em passagem por uma praça, vi uma criança chorando e novamente a frase: Homen não chora!
    parei, retornei e ao senhor indaguei: Por que homen não chora?
    Você nunca chorou? Não! disse-me ele. Sois feliz? Nada respondeu.
    Conseguiste compreender as mazelas de tua vida sem chorar? E ele nada...
    Parabéns! você não existe!
    Homem chora sim. E se não chora, deve chorar. O choro alivia a alma, acalma e não é vergonhoso senti-las, porque são sentimentos, gostoso de se provar. Sensações, emoções...
    Quando vi um homem chorar pela minha primeira vez, eu achei tão lindo que chorei também.
    Era uma onda de alívio, que exalava daquele coração e como pra ele foi bom... o que foi pra mim tbém.
    Neste instante, me emociono, porque revivi aquele momento que jamais um dia, poderia vir a me esquecer. Algo marcante de se ver...
    Chore meu amigo, sempre que quiser. Deus te fez perfeito de tal forma que poderás entender quando chora uma mulher.
    Não permito ouvir de boca alguma a dizer pra qualquer criança que homen não chora. Rebato na hora, porque isto é ignorãncia. Sentimentos não são brinquedos e a gente chora quando ama...

    Adorei vir aqui e muito te agradeço, por haver a mim presenteado com a tua presença. Pois que você é um ser humano como eu, como todos, não sois de ferro, nem ninguém, nem eu.
    estarei te seguindo...

    Noite de paz pra ti.
    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  5. Caro Homem Que Não É de Ferro,
    Homem que é Homem... chora!!
    abs

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem, ferro enferruja e pesa demais. Assim a vida fica mais leve.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. O homem chora sim!
    O homem não é de ferro...
    E neste tempo, ainda nosso, se descobriu estas diferenças que deixaram de ser diferenças entre o homem e a mulher.

    Bom texto. Gostei!

    Maria Luísa

    ResponderExcluir
  8. quem não tiver um tijolo ou um ferro elétrico dentro do peito, é natural que chore.
    tudo o que for gente, chora.

    ResponderExcluir
  9. Não sei como cheguei aqui, mas acompanharei seus textos.
    Até mais ver

    ResponderExcluir
  10. Olá meu amigo!

    Ótimo texto! porque, acima de tudo, somos seres espirituais.

    A sociedade dita regras que seguimos sem perceber, já que nascemos em m mundo que está inserido nesse contexto. Ao chegar na idade da razão que paramos empensamos no que está certo e no que está errado.

    Como você fez muito bem.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Vim conhecer seu espaço e gostei muito!Seu blog possui um conteúdo seleto. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir.
    Por isso virei seu seguidor.
    Prof. José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com

    ResponderExcluir